15 junho 2006

"A Minha História" - VI



Esta, é uma foto de uma das últimas refeições servidas a bordo do paquete Principe Perfeito.
Gare Marítima Rocha Conde D'Óbidos. 7 de Janeiro de 1975, 9 horas da manhã. Estava uma manhã de nevoeiro intenso. O barco tinha acabado de passar por baixo da Ponte 25 de Abril, e nem sequer dei por isso. Só mesmo quando atracou, foi possível distinguir as pessoas que estavam no cais.

À nossa chegada estava um tio da minha mulher, de seu nome Horácio Lourenço. Eu apenas o conhecia pelas fotografias. Foi o primeiro contacto com alguém familiar, e que desde logo se disponibilizou para o que fosse necessário. Na verdade, foi incansável!

Depois dos tramites obrigatórios, levantados os volumes que vinham no porão, que levou quase o dia inteiro, eu, minha mulher e filho, ficámos em casa do tio Horácio, na Amadora, enquanto o meu pai ia a caminho das Caldas da Rainha juntamente com a bagagem.

No dia seguinte, fomos então para as Caldas, para começarmos a desembalar as nossas coisas, para podermos começar a trabalhar o mais rápido possível.

Dois ou três dias depois, lá fui para o meu novo trabalho, que como já havia dito, era a Sociedade Industrial Farmacêutica, local que deixara aquando da minha ida para Angola.

Naquela época, foi o trabalho que me foi possível arranjar. O vencimento não era muito, mas como já era bastante difícil arranjar trabalho, tive que me agarrar a ele com "unhas e dentes". Era um Armazém de Produtos Químicos e Farmacêuticos, serviço que não era muito do meu agrado, já que ali se trabalhava a "granel". E aquilo que realmente eu gostava, era o trabalho de balcão, onde podia contactar mais com o público.


Ali trabalhei cerca de 6 anos, ou seja até Dezembro de 1981, altura em que fui convidado a voltar a trabalhar na Farmácia Rosa, na qual eu tinha começado esta minha profissão.

Foi no 1º de Janeiro de 1982, que comecei a trabalhar de novo na Farmácia Rosa. Mas foi mesmo no 1º de Janeiro, já que era aquela que estava de serviço.

Fui então juntar-me a uma ótima equipa. Eram eles: O José Faria, o José Manuel, o José Loureiro, a Maria Judite e a Maria Francelina.
    
A farmácia ficava em frente à Gazeta das Caldas, onde hoje é o Triângulo Doce, onde se manteve até ao dia 27 de Junho de 1983, dia em que reabriu na Avenida 1º de Maio, local onde ainda hoje se encontra.



As Caldas da Rainha, a nível de população crescia a olhos vistos, principalmente na área onde estava implantada a farmácia. Era necessário mais um elemento, Foi quando o Dr. Rosa, que infelizmente já não está entre nós, convidou a Drª Elisabete Bicho, para a nossa equipa.


Entretanto, em 1986, algo de bom acontece, e com a qual eu já tinha tido alguns contactos, em Luanda, embora pequenos mas que nos deixa sempre aquele bichinho. Trata-se da abertura da Rádio nas Caldas da Rainha. Embora na altura ainda como rádio "pirata", por ainda não estar legalizada, em Janeiro desse ano, venho a fazer parte de uma equipa da então Rádio Clube de Caldas. Teve esta designação durante vários anos, depois já mesmo como rádio oficializada. Mais tarde, desfeita a sociedade que a compunha, veio a chamar-se só, Rádio Caldas. Há cerca de um ano atrás, foi adquirida pela TSF.

Foram cerca de 8 anos que estive ligado àquela estação, tendo começado com a assistência , para depois mais tarde como realizador de programas próprios.

Foi com muita pena que soube da sua venda, mas o progresso é assim mesmo.

Mas voltando à farmácia.
Cada dia que passava notava-se a necessidade de mais elementos. Foi quando entrou o Dr. Ezequiel, mais tarde a Sandra para a Caixa, sendo mais tarde substituída pela Heloisa Roque, deixando-nos assim mais tempo livre, para podermos dar mais assistência ao balcão. Era já um grupo bastante grande, com tendência a crescer cada vez mais. Pouco tempo depois mais um elemento, desta feita a Drª Helena Matos. Deixou-nos pouco tempo depois, indo trabalhar para o Infarmed e posteriormente para Londres. Para a sua substituição veio para junto de nós o Dr. Paulo Coutinho, o qual também nos deixou pouco tempo depois, indo trabalhar para a Farmácia Caldense. Por sua vez, este foi substituido pela Drª Catarina Afonso. Também a Zita Marlene foi para o Escritório, dar uma mãozinha à Judite. O Telmo, o Figueiredo e o Dr. Gonçalo, vieram reforçar o já grande grupo.






Em Setembro de 1994, uma alegria tive na vida, com o nascimento do meu primeiro neto. O Rodolfo.

Mas, como nunca há "bela sem senão", a 4 de Dezembro de 1997, dá-se o falecimento do meu pai. Cerca de um ano e meio depois, a 16 de Julho de 1999, é a vez da minha mãe nos deixar também. Foi bastante doloroso. Primeiro, pelo espaço de tempo que houve entre eles, depois porque acaba por partir também um pouco de nós.







Mas este mundo felizmente, não são só tristezas, de vez em quando, lá vem alguma coisa para nos alegrar. Estou-me a referir ao nascimento do meu segundo neto. O Francisco, em Março de 2003.

Entretanto, em 30 de Maio de 2003, fui submetido a uma intervenção cirúrgica, um tanto ou quanto delicada. Cinco meses depois, em Outubro, tive de ser uma vez mais intervencionado, para corrigir algo que não tinha ficado bem na primeira. Tudo isto, a juntar a uma outra que entretanto havia feito em 1987, também ela delicada. A situação começa a agravar-se dia após dia, não só física, como mentalmente, o que me levou em Fevereiro de 2004 à aposentação, mais cedo do que eu esperava. Mas a vida é assim mesmo, para alguns, ela é "Madrasta".

Agora, tento viver o meu dia a dia, procurando ter sempre algo com que me ocupar, para não ter de pensar em coisas que não devo. (?)

Em traços gerais, e de uma forma bastante abreviados, foi desde o dia 28 de Abril de 1948 até ao dia de hoje, " A Minha História".

Um dia, quem sabe, eu voltarei!...

Adelino António Ferreira Almeida




9 comentários:

Anónimo disse...

parabens pelo blog,mas não pedes parar.

Anónimo disse...

Adelino:
Os meus parabéns pelo seu blog. Conheço-o há tanto tempo e desconhecia-o quase completamente.
Já agora dou-lhe o endereço da minha página:
http://filipe.pedrosodelima.googlepages.com/home
Continue e suponho que o seu trabalho lhe está a dar tanto prazer como o meu.
Um grande abraço
Filipe Domingos

Anónimo disse...

Continue,pois ele faz parte da sua vida,estar ocupado.Tudo de bom.Para quem veio de lá é um pouco de cada um de nós,ao lermos a sua história de vida.Um abraço,Isaura Rijo

Anónimo disse...

Conforme prometido cá estou eu.
acabei de ler um pouco da tua vida, isto quer é continuação , prometo ser um leitor atento.
Um abraço

Anónimo disse...

Ola Lino sou a Maria Julia, so para dizer que e bom deixarmos gravadas as nossas peripecias. Agora nao pares.
Um abraco MJ

Anónimo disse...

Muitos Parabens pelo Blog. Agora é continuar ;)

Abraços

Alexandre Maia (Farmácia Rosa)

Unknown disse...

Olá adelino!!
É só pra lhe dizer que gostei muito do blog..continuação é o que lhe pedimos..continuação de força,de caracter,da pessoa que é..
Continuação de força pra viver!!
Beijinho muito grande da colega que nunca o vai esquecer.. Zita

Anónimo disse...

Ainda não tinha visto "com olhos de ver" este blog. Espero por mais histórias que como sabe algumas também fazem parte da minha vida. Parabens.

Anónimo disse...

Olá Lino!
Como terei dito já alguma vez, neste blog, acho toda esta história de vida muito bonita... uma autobiograbia virtual...
Vai sempre escrevendo... afinal parece que te faz Bem!!!
Tudo de BOM para ti!
Bjs.
Tina