15 junho 2006

"A Minha História" - V






Tal como havia referido no Post anterior, foi no dia 1 de Maio de 1971 que casei com a Maria Manuela Carvalhinho, na Igreja de Nª Sª de Fátima, em Luanda.
Sem dúvida, uma mulher maravilhosa, que soube sempre estar presente quando era necessário, nos bons e maus momentos. Uma ótima esposa há 35 anos, uma boa mãe há 33.

No dia 18 de Fevereiro de 1973, na Maternidade de Luanda, nascia o nosso filho Luis Miguel. Era Domingo, eu estava de serviço na Farmácia Dantas Valadas, para onde voltei depois de ter cumprido o serviço militar.


Só no dia seguinte, é que o consegui ver. Quando o vi, a sensação que tive foi de que, já conhecia aquela cara, tal era a imaginação e os sonhos vividos durante a gravidez da Manuela.

Nessa altura já tinha deixado de viver na Rua Garcia de Orta, para passar a viver na Rua António Brandão de Melo, mesmo em frente da Missão de S. Paulo de Luanda.

Entretanto, dá-se o 25 de Abril de 74. A instabilidade em Luanda é um facto. O dia a dia começava a tornar-se quase insuportável.
A minha mulher, que trabalhava no Laboratório do Hospital Maria Pia, muitos dias era impossível levá-la. Eu, que trabalhava na parte baixa da cidade, era um pouco mais fácil, mas mesmo assim, alguns dias chegámos a ter de fechar as portas da farmácia.
O nosso pensamento ficava sempre no nosso filho que ficava em casa com a avó Noémia. Como estariam?

Cada dia era pior que o anterior, ao ponto de haver tiroteio entre grupos rivais (MPLA,FNLA e UNITA), em plena cidade.

Comecei então a ter consciência daquilo que realmente se estava a passar. Foi então que resolvemos regressar a Portugal.

Entretanto, escrevo uma carta ao Administrador da então Sociedade Industrial Farmacêutica, empresa que deixara aquando da minha ida para Angola, solicitando um lugar, se possível, na Secção das Caldas da Rainha. A resposta foi positiva. Quando voltasse, tinha o lugar à minha disposição.


Sem muito para pensar, pois cada dia se tornava mais difícil em todos os aspetos, no dia seguinte fui a uma Agência de Viagens, comprar as respetivas passagens que nos iria trazer de novo para Portugal, o que veio a acontecer no dia 31 de Dezembro de 1974, a bordo do paquete Principe Perfeito.






É o registo dos últimos 3 anos vividos em Angola. Desde o meu casamento, até ao dia em que para trás deixei o Porto de Luanda. (foto lado)

Foi mais uma etapa da minha vida. A mais pequena como descrita, mas certamente a maior, aquela que mais saudades e recordações deixaram em mim.

Prometo voltar mais tarde, para narrar um pouco mais a minha história, desta feita a partir do dia da minha chegada a Portugal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Lino!

Muito interessante o assunto do teu Blog!!
Fazes uma exposição bem bonita da tua vida ao longo do tempo...
Poderias escrever um livro...
Aqui, por vezes, perdem-se os trabalhos!...
Sinceros Parabéns!!
Tina (Maria Ernestina Carvalho)